|
Consumo de carne de peixes gordurosos diminuí risco de doenças oculares 20/07/2010 - Um novo estudo publicado pela revista Ophthalmology comprova as evidências contestadas em estudos anteriores. A conclusão é que a ingestão de carne gordurosa de peixe, pelo menos uma vez na semana, por idosos, diminui o risco de perda severa da visão provocada por degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Os cientistas ainda acreditam que os ácidos graxos ômega-3 (encontrados em abundância em peixes gordurosos como salmão, cavala e atum branco) podem afetar o desenvolvimento ou a progressão da degeneração. A degeneração macular relacionada à idade é causada pelo crescimento anormal dos vasos sanguíneos atrás da retina ou por uma avaria nas células sensíveis o que pode causar deficiência visual grave. Essa é a principal causa de cegueira nos idosos. Um teste clínico do governo americano descobriu que uma combinação específica de alta dose de antioxidantes - vitaminas C e E, betacaroteno e zinco - pode retardar a progressão da DMRI em fase intermediária. Atualmente, os médicos têm prescrito essa dieta para os pacientes. Se peixe ou suplementos como ômega 3 podem parar a progressão da degeneração macular ainda não está claro. Mas um teste nos EUA está avaliando se adicionar óleo de peixe e antioxidantes luteína e zeaxantina à dieta original pode trazer benefícios adicionais. Aqueles idosos que já possuem alguma doença ocular podem discutir seu cardápio alimentar com o oftamologista para ver quais são as opções de alimentos que ajudam a retardar o processo da cegueira.
|